Gala (rei da Numídia) - meaning and definition. What is Gala (rei da Numídia)
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Gala (rei da Numídia) - definition

Gala (rei)

Gala (rei da Numídia)         
Gala ou Gaia foi um rei da Numídia que reinou até , ano da sua morte.Andrew Smith, editor do site www.
Aderbal (rei da Numídia)         
Aderbal, filho de Micipsa e neto de Masinissa, foi um rei da Numídia entre 118 e 112 a.C.
Gala Éluard Dalí         
Gala Éluard Dalí (Kazan, 7 de setembro de 1894 — Port Lligat, 10 de junho de 1982), mais conhecida simplesmente como Gala, foi a esposa de, primeiro, Paul Éluard, depois de Salvador Dalí, e uma inspiração para eles e muitos outros escritores e artistas.

Wikipedia

Gala (rei da Numídia)

Gala ou Gaia foi um rei da Numídia que reinou até 207 a.C., ano da sua morte.

Foi o pai de Massinissa, e entregou a seu filho, então com dezessete anos, o comando de um exército, que derrotou o exército de Sífax duas vezes.

Gala conquistou dos cartagineses um território, que foi motivo de disputa diplomática entre Massinissa e os cartagineses. Depois de conquistado por Gala, o território foi tomado por Sífax, que o deu de presente a seu sogro, Asdrúbal; mas depois disto Massinissa reconquistou-o aos cartagineses.

Gala morreu quando Massinissa estava lutando na Península Ibérica, e o trono, de acordo com o costume dos númidas, passou para seu irmão Oezalces, um homem de idade avançada; com a morte deste, logo depois o trono passou para seu filho mais velho, Capussa. O trono foi disputado por um certo Mazetulo, que tinha sangue real e pertencia a uma família que sempre fora inimiga da família reinante. Capussa foi derrotado e morto, junto com seus seguidores, e Mazetulo instalou como rei o menino Lacumazes, filho mais novo de Oezalces, e se colocou como seu protetor. Mazetulo, pretendendo se aliar a Cartago, casou-se com uma sobrinha de Aníbal, que era viúva de Oezalces, enviou mensageiros a Sífax, e se preparou para a luta contra Massinissa.